19 de janeiro de 2016

Notícia: Editora Landmark lança versão de Frankenstein publicada em 1818

O livro  Frankenstein: O Morderno Prometeu, romance de terror gótico com inspirações do movimento romântico, de autoria de Mary Shelley, escritora inglesa e esposa do poeta e ensaísta Percy Bysshe Shelley, relata a história de Victor Frankenstein, um estudante de ciências naturais que busca recriar um ser vivo, uma criatura, através do uso da ciência em seu laboratório.

Mary Shelley escreveu Frankenstein : O Morderno Prometeu quando tinha apenas 19 anos. A obra foi publicada em 1818, sem o devido crédito para a autora em sua primeira edição, mas com um prefácio escrito por seu marido, Percy Bysshe Shelley e é esta primeira versão publicada, mais densa e completa, que a Editora Landmark lança nova inédita edição.

O romance obteve grande sucesso e gerou todo um novo gênero, tendo grande influência na literatura e na cultura popular ocidental.  Frankenstein : O Morderno Prometeu aborda diversos temas ao longo de sua narrativa, sendo a mais gritante a relação entre a criatura e o seu criador, com óbvias implicações religiosas. Uma influência notável na obra é o poema épico O Paraíso Perdido, de John Milton. A influência torna-se explícita tanto através da epígrafe que cita três versos do poema, quanto aparecendo diretamente no desenrolar da trama, sendo um dos livros que a criatura lê.

Preconceito, ingratidão e injustiça também estão presentes. A criatura é sempre julgada por sua aparência, e agredida antes de ter a oportunidade de se defender. Por fim, a inevitabilidade do destino, tema muito desenvolvido na literatura clássica, é constantemente aludida ao longo da obra que se presta a múltiplas interpretações e leituras.

Sobre a autora
Mary Wollstonecraft Shelley (1797-1851), mais conhecida por Mary Shelley, escritora britânica, casa-se com o poeta Percy Shelley, expoente do Romantismo ao lado de Byron. Sua obra mais famosa é Frankenstein : O Morderno Prometeu , escrita entre 1816 e 1817. O romance obteve grande sucesso e gerou um novo gênero de horror, tendo grande influência na literatura e cultura popular ocidental. Após o casamento de Mary com Percy, o casal se mudou para a Itália, onde Mary viria a perder seus dois filhos, além do marido em trágico acidente de barco, em 1822, lançando-a num período de recolhimento. Mary organiza a vasta produção poética do marido e ainda encontrou tempo para produzir outras obras, contudo sem a mesma qualidade de "Frankenstein". Sua produção literária esteve por muitas décadas, ofuscada pela relevância da obra poética de seu marido, fato que a crítica especializada tem revisto, vislumbrando-se características que acabaram por influenciar toda uma geração de escritores. Em 1826, Mary produz o que a crítica considera sua melhor obra "O Último Homem", pioneira da ficção-científica que influenciou toda uma geração de escritores deste gênero na Inglaterra.  

Serviço
Livro: Frankenstein : O Morderno Prometeu 
Autora: Mary Shelley
Edição bilíngue comentada
Formato: 16 CM X 23 CM
Páginas: 320
Gênero: Suspense
Tradução: Doris Goettems
ISBN digital 978-85-8070-035-0
Preço médio e-book:  R$ 9,80
ISBN 978-85-8070-034-3
Preço médio: R$ 42,00

2 comentários:

  1. Que legal, nova editora no blog e nov as opções de livros legais. Parabéns!

    www.geracaoselfie.blog.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza. Buscamos sempre indicar mais e mais gêneros. :)

      Excluir