10 de dezembro de 2015

Notícia: MIS e SESI-SP Editora lançam primeiro volume do livro Nova Fotografia no MIS


Hoje, às 19h, acontece no MIS – instituição da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo – o lançamento do livro Nova Fotografia no MIS (vol.1), uma parceria com a SESI-SP Editora. O lançamento do livro acontece no mesmo dia da abertura da última edição da mostra Nova Fotografia no MIS 2015, Voltar ao lugar onde se foi feliz, de Guilherme Botelho. Criado em 2011, o Nova Fotografia é um projeto anual do Museu da Imagem e do Som que busca criar um espaço permanente para exposição de fotografias de artistas promissores que se distinguem pela qualidade e inovação do seu trabalho. A cada ano, seis séries de imagens são escolhidas por meio de convocatória e expostas no Museu.

Com o objetivo de documentar o programa e ampliar o alcance da produção dos fotógrafos, esse primeiro volume traz textos críticos e uma seleção de fotos dos artistas contemplados nos anos de 2012 e 2013, elaborados por João Kulcsár, Ricardo Resende, Mônica Maia e Rosely Nakagawa. “Um museu vivo que dialoga com seu público não poderia deixar de lado a produção artística ousada e contemporânea. Partindo dessa ideia, e considerando a importância de incentivar as linguagens que trabalham os limites da imagem e do som, o MIS passou a dedicar um espaço exclusivo para expor trabalhos de fotógrafos que se destacam pela inovação e qualidade de suas recentes produções”, explica André Sturm, diretor executivo e curador geral do MIS. “Surgiu, assim, em 2012 o programa Nova Fotografia. Nessas 24 mostras que promovemos, pudemos perceber a diversidade de temas, de olhares e de técnicas contida na linguagem fotográfica atual”, completa.

Com uma área voltada para livros de arte e fotografia, a SESI-SP Editora apoiou o programa. “Queremos amplificar as ações que a instituição desenvolve com muita determinação e seriedade, e que serão potencializadas nesta parceria editorial com o MIS, que além de apresentar um acervo público incomparável e a expertise necessária, tem um impecável trabalho de curadoria que só enobrecerá os títulos, que passarão a compor a vertente fotográfica da Coleção Exposições”, comenta Rodrigo de Faria e Silva, editor chefe da SESI-SP Editora.

Com 128 páginas, o livro traz cinco imagens de cada artista: Mara Schimpf, que inaugurou o programa em 2012 com a série O instante expandido; Réquiem, de Gordana Manić; Timeless, de Marcelo Tinoco; Fragmentos de simplicidade, de Carlos Aliperti; Entre muros e ideias, de Marcos Muniz, e Gorlovka, 1951, de Flávia Junqueira, que encerra o ano. Em 2013, são apresentados os trabalhos de Nati Canto (A neve, o sal, a chuva ─ lembranças particulares e coletivas), Luiz Maximiano (Paquistão: um país, diversas guerras), Jorge Sato (São Paulo Neo Noir), Rafael M. Milani (Encontros encantos), Jonas Tucci (Street Shot) e Francesco Di Tillo (Falecimentos). Até 20 de dezembro uma exposição com uma imagem de cada um dos artistas presente no livro, ficará exposta na entrada do MIS.

Serviço 
Lançamento do Livro Nova Fotografia no MIS (vol.1)
Data: 10 de dezembro
Horário: 19h
Local:  Térreo
Entrada: Gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário