11 de novembro de 2015

Notícia: Livro em quadrinhos reconta a luta do mexicano Emiliano Zapata


O livro em quadrinhos Por mais um dia com Zapata, de Daniel Esteves (roteiro), Alex Rodrigues e Al Stefano (arte), refaz os passos do revolucionário desde os primeiros confrontos com os soldados do ditador Porfirio Díaz até seu assassinato numa emboscada em Chinameca.
 
A história é contada pelo ponto de vista do brasileiro conhecido apenas como “Brasileño”, que fugiu para o México e se converteu num dos principais companheiros de Zapata. O personagem, fictício, faz o elo entre a Revolução Mexicana e outro evento histórico envolvendo a opressão aos mais pobres – no caso, o massacre da comunidade de Canudos, ocorrido no interior da Bahia entre os anos de 1896 e 1897. A narrativa se dá em dois momentos distintos e intercalados: nos flashbacks que constroem a ascensão de Zapata como líder do Exército Libertador do Sul, e outro que acompanha a busca de “Brasileño” por seu líder e amigo, quando o movimento já havia perdido a força.

O livro foi um dos projetos selecionados pelo Programa de Ação Cultural (ProAC), em 2014, e realizado com apoio da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo.
 
Sobre o livro
Por mais um dia com Zapata
Autores: Daniel Esteves, Alex Rodrigues e Al Stefano
Editora: Zapata Edições
Páginas: 136
Formato: 20,4 x 29,5 cm
Preço: R$ 25,00

Lançamento
Festival Internacional de Quadrinhos (FIQ), de 11 a 15 de novembro (Serraria Souza Pinto, Belo Horizonte – Minas Gerais)
Lançamentos em São Paulo 26 de novembro, na Livraria Azteca (Rua Bartira, 351 – Perdizes), das 18h às 22h. 3 a 6 de dezembro, na CCXP 2015 (São Paulo Expo Exhibition & Convention Center)

2 comentários:

  1. Que bacana esse livro!! Gostei da história e da fotografia / desenho da capa! Quero ler!
    Parece uma história rica e cheia de fatos históricos.

    Ótima notícia.
    Abraço.
    Diego, Blog Vida & Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece ser recheado de história mesmo. Eu me interessei! :D

      Excluir