30 de setembro de 2015

Resenha: Conto A Travessia - Renata Ventura


A escritora Renata Ventura, autora de A Arma Escarlate e A Comissão Chapeleira, publicou o seu primeiro conto no Wattpad (espaço para leitores e escritores). A obra de estreia nesta plataforma foi o conto A Travessia.

Sobre o conto: Foi escrito dez anos atrás para um concurso que pedia histórias que se passassem no Rio de Janeiro. Renata nunca o havia publicado antes, mas acha que, com toda a loucura que está acontecendo no mundo agora, não há momento mais apropriado.
A nova obra de Renata Ventura se passa na Praia do Flamengo e faz menção à União Nacional dos Estudantes. Paco, o personagem central da história, acha sarcástico chamarem o Rio de "cidade maravilhosa" com tantas barbaridades acontecendo. O jovem encontra a salvação na travessia do mar.

Em suma, o conto faz uma crítica social ao que acontece no Rio de Janeiro: violência. A cidade descrita está totalmente destruída e parece uma mina, com bombas e tiros de todos os lados.

Renata nos propõe refletir sobre um presente e um futuro bem reais para cidades que não cessam a violência.

Em contrapartida, o conto também mostra um lado de esperança, trazendo um personagem que consegue enxergar maravilhas, mesmo estando diante de coisas tão banais.

O conto é envolvente, a escrita é magnífica e prende o leitor. Não tenho o costume de ler obras no meio digital, mas essa despertou o meu interesse e me conquistou.

Confira o conto:



Nota: 

Serviço 
Autora: Renata Ventura
Ano: 2015
Páginas: 2
Idioma: Português
Preço: Gratuito

6 comentários:

  1. Tenho bastante curiosidade com A Arma Escarlate e pretendo ler em breve, mas já que o conto tá no Wattpad, talvez tenha meu primeiro contato com a autora por ai.
    Gostei bastante da capa :D

    Beeijo
    http://resenhandosonhos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O conto tem uma leitura super agradável e rápida. E os livros da autora são muito bons. :D

      Excluir
  2. Oi, Dani, tudo bem?

    Achei bem interessante o enredo do conto. Realmente se encaixa com os momentos infelizes que estamos vivendo aqui no Rio de Janeiro.
    Eu não tenho conta no wattpad...vou ver se tem na Amazon...se não tiver faço uma conta pra ler pq deve ser interessante de verdade.

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo e você? :D
      Vale muito a pena ler. A leitura deste conto faz a gente refletir bastante.

      Excluir
  3. Oii, também não costume ler digitais, mas esse me despertou o interesse, estou dando uma conferida, vou te seguir Bjo.

    http://yuugracindo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir