23 de junho de 2015

Resenha: Símbolo Oculto - M.L. Pontes


* Livro cortesia da MODO Editora


O livro Símbolo Oculto, de Marcelo Pontes, é o terceiro da série Algoritmos Sagrados. Logo de cara o título do livro já chama a atenção e instiga o leitor.

SinopseO terceiro volume da série Algoritmos Sagrados revela fatos que abalarão os alicerces da nossa cultura. O céu e o inferno nunca mais serão os mesmos e os mais íntimos segredos, adormecidos, virão à tona. Layla Aina inicia sua jornada subjugando os mais poderosos demônios em resgate à alma de seu amor. Ela não estará sozinha, ao lado de Aaron, encontrarão novos aliados. Em diversos cenários pelo mundo, desvendarão antigos mistérios, arriscando suas vidas em busca da verdade e revelando mais uma vez, um antigo enigma: o ‘Símbolo Oculto’. Não haverá trégua, Layla será caçada; o mal e o bem parecem trilhar o mesmo caminho e, entre mortos e feridos, em uma batalha pelo livre arbítrio, ela seguirá sua vida convicta que finalmente terá seu desejado final feliz.

O livro fala da busca incessante de Layla Aina, que têm sua vida descrita como trágica, pelo coração de seu amado, Victor Siegfried. A jovem quer recuperar a alma de Victor e para isso conta com a ajuda de colegas que aparecem ao longo da trama.

Aaron é o fiel companheiro de Layla, já Hans, Bruna, Carlão e Dasha acabam entrando na história por conta do rumo que os fatos tomam. Um destaque especial para o Carlão, que mesmo nos mesmos de mais aflição do livro consegui dar aquele toque de humor.

Um aspecto interessante é que mesmo não tendo lido as duas primeiras obras da série consegui entender o enredo desta trama. O autor faz as explicações necessárias e mesmo a história seguindo uma ordem cronológica, quem não fez a leitura dos livros anteriores da série consegue entender o que se passa em Símbolo Oculto.

O livro é narrado em 3ª pessoa e a adição de falas dos personagens contribuí para o enriquecimento da história, torna ela mais próxima de quem está lendo.
"Na rua, um homem encapuzado vestindo um manto negro com cauda longa caminhava entre os corpos no chão. Layla o seguiu até seus passos cessarem. Ele olhou para o corpo de uma jovem entre os escombros. Agachando-se, prostou-se ao seu lado. Curiosa, a gótica se aproximou."
A diagramação também é boa, possui detalhes na numeração das páginas, os desenhos no começo de cada capítulo e o espaçamento entre os parágrafos é bem satisfatório. Além disso, há frases que abrem os capítulos, elas são bem reflexivas e se encaixam no que está sendo descrito naquela parte.

A capa representa muito bem o conteúdo do livro, principalmente ao que se refere à personagem principal. Em minha opinião só faltou um tom mais “dark” no fundo, mas ele condiz com uma determinada cena do livro. O tipo de letra e o uso do símbolo no nome do autor se adequaram bem ao tema.
Dando um panorama geral da leitura, no começo a ela é um pouco lenta, talvez pelo fato de várias informações explicativas. Contudo, no decorrer dos capítulos a leitura se torna mais rápida e aguça muito a curiosidade do leitor. A história atinge o seu ápice nas tentativas de Layla para cumprir a tarefa de salvar Victor. 

Símbolo Oculto é uma ficção repleta de acontecimentos e seres sobrenaturais, além disso, a obra envolve bastante simbologia. O leitor tem a oportunidade de acompanhar o raciocínio dos personagens e entender o contexto de um lugar, de uma briga, das mortes, dos espíritos, do céu e do inverno. O enredo da trama é muito bem construído. O livro incita o leitor curioso, principalmente os fãs deste gênero.

O final do livro fechou de forma excelente esta terceira parte da série Algoritmos Sagrados. Ficou uma deixa para o próximo livro da série, Sombras Noturnas.

Serviço
Autor: Marcelo Pontes
Editora: MODO Editora
Páginas: 242
Ano: 2015

Outros livros da série Algoritmos Sagrados:
Almas Seladas - No ano de 1992, no dia 29 de fevereiro, duas crianças predestinadas nascem: Layla e Victor. Layla passa por todo tipo de sofrimento, pessoas queridas morrem em acidentes bizarros e, a cada morte, uma nova cicatriz aparece em seu corpo. Victor ao contrário, tem uma vida perfeita, um garoto que nasceu incapaz de sofrer. Victor e Layla se encontram e se apaixonam, um amor sem limites. O romance tinha um destino certo, à felicidade, mas eles não sabiam que eram peças de um complexo jogo entre o bem e o mal chamado: Algoritmos Sagrados.

Máscaras Reveladas - O segundo volume da série Algoritmos Sagrados revela um mundo novo que reconfigura o que sabemos sobre nossa realidade. Rogério deixou seu legado à sua filha Bruna que, junto a Hanz, irão descobrir a misteriosa força por trás dos números. Layla Aina continua seu caminho de sofrimento, desta vez, confinada. A jovem menina busca desesperadamente liberta-se de sua maldição e, através da morte, ela encontra uma oportunidade de mudar seu destino. Victor Siegfried não é o mesmo; seus olhos agora revelam um obscuro universo. Perdido, ele conduz sua vida em nome da vingança. As linhas contraditórias de suas vidas continuam sendo escritas, e a mórbida realidade segue ordenada pelos Algoritmos Sagrados.

2 comentários:

  1. Oi, Dani! Sempre gosto de ler resenhas tão bonitas sobre livros nacionais. Vou anotando para a listinha haha

    beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, Camila! Eu também vou colocando eles em uma listinha, haha.

      Excluir