11 de junho de 2015

Notícia: Itaú Cultural lança livro sobre o português no estrangeiro


A Primeira Aula, livro que reúne experiências de professores ante o desafio de tratar da literatura nacional no exterior, está disponível no site. A obra reúne 18 artigos e tem versões em português, inglês e espanhol. 

O livro parte de uma pergunta básica aos profissionais que difundem a literatura brasileira no exterior: O que um professor – brasileiro ou não – pensa e faz quando se vê pela primeira vez à frente de um grupo de estudantes “estrangeiros” para falar de literatura brasileira? Com base nela, naturalmente, outras questões apareceram. Quem é esse professor? Como ele planejou sua primeira aula? 

Quais são os desafios de abordar a produção literária de um país que não é o daqueles estudantes – e em uma língua que, na maioria das vezes, lhes é estranha? Os 18 ensaios (de professores e pesquisadores de diversas regiões do mundo) organizados por Pedro Meira Monteiro, professor de Princeton, respondem de diferentes formas a essas questões e provocam outras. 

Acesse nos links abaixo os PDFs do livro: A relação com os alunos, a falta de um universo cultural compartilhado, questionamentos sobre o papel do professor e as definições complexas do que seja a identidade brasileira – esses e outros temas são discutidos a partir de pontos de vista teóricos e de vivências pessoais.


SERVIÇO
A Primeira Aula: Trânsitos da Literatura Brasileira no Estrangeiro
Pedro Meira Monteiro (organizador)
Itaú Cultural
251 páginas
Gratuito

Nenhum comentário:

Postar um comentário