5 de maio de 2015

Notícia: Livro reconta três lendas das civilizações pré-colombianas


Como parte da série Lendas do Mundo publicadas pela Editora Mundo Mirim, a obra de Eraldo Miranda, O nascimento dos Andes e outras lendas pré-colombianas, reconta três narrativas lendárias que fazem parte da história da literatura oral das civilizações pré-colombiana: os astecas, os incas e os maias.

A cultura dessas civilizações, que foram dizimadas pelos conquistadores espanhóis, dá base para a estrutura dessa obra. Explicadas de uma forma didática, as lendas levantam questões sobre meio ambiente, cultura popular, ética, folclore e muito mais, sempre bem regadas de aventuras, mistérios e moralidade. O livro ainda conta com as ilustrações do espanhol Oriol San Julián que ajudam a contar as histórias propostas pelo autor.

“As histórias desses povos falam de solidariedade, de poder e de ganância de um jeito que vai fazer você se surpreender, se emocionar e até mesmo morrer de medo...”
A lenda inca “O nascimento dos Andes”, explica simbolicamente o surgimento da Cordilheira dos Andes a partir da história de dois irmãos órfãos, que recebiam ajuda dos animais da floresta para os protegerem de uma velha bruxa que os perseguia.

“Mas, toda vez que a velha se aproximava, a menina encontrava pelo caminho algum animal que a ajudava a se livrar dela. Agradecida, a garota concedia aos seus amigos protetores diversas virtudes.”
Seguido do mito de origem maia “O rei dos gigantes” que por sua vez, simboliza o surgimento da constelação das Plêiades, simbolizadas pela história de uma família que buscava derrotar um rei gigante ganancioso.

“[...] os pais se disfarçaram de médicos, vestiram os filhos Hun-Apu e Xbalanque como seus assistentes e seguiram até a casa do gigante. Quando chegaram à casa de Vukub-Cakix, falaram:
– Ouvimos dizer que alguém aqui grita de dor, em altos brados, e, como famosos e dedicados médicos, é nosso dever curá-lo!”
Por fim, o autor explica a lenda asteca “A caixa de Huemac” que conta sobre os riscos da ganância e da cobiça vividas por um feiticeiro e um trapeiro que desejavam alcançar o poder através dos tesouros de um grande mágico chamado Huemac.

Sobre o autor
Eraldo Miranda nasceu no interior do Estado de São Paulo, na pequena cidade Alumínio, mas passou grande parte de sua infância em Tatuí (SP), onde se reunia com seus amigos para contar causos. É especialista em crítica literária pela PUC-SP e pesquisador de literatura oral e folclórica e mitologia comparada. Ouvir e contar histórias foi decisivo para sua formação como escritor, pesquisador da tradição oral e contador de histórias. Hoje viaja pelo Brasil ministrando cursos e palestras para educadores, pais e crianças.

Sobre o ilustrador
Oriol San Julián é espanhol, vive em Barcelona desde que nasceu, em 1976. Estudou na Escola de Artes e Ofícios Llotja d’Avinyó, em Barcelona, e trabalha há mais de dez anos com ilustração para o mercado francês, alemão e espanhol.

Serviço
Editora Mundo Mirim
Autor: Eraldo Miranda
Ilustrador: Oriol San Julián
ISBN: 978-85-617-3060-4
Páginas: 40
Formato: 21x28
Preço: R$ 34,90

Nenhum comentário:

Postar um comentário