18 de maio de 2015

Notícia: 19º Cultura Inglesa Festival traz ficção fantástica britânica da literatura


O 19º Cultura Inglesa Festival, que acontece de 4 a 21 de junho, dará ao público a oportunidade de mergulhar no mundo da ficção fantástica com a exposição Fantástico Mundo Britânico, uma instalação multissensorial inspirada em histórias consagradas da literatura, cinema e televisão. Com parceria da Secretaria Municipal da Cultura, a exposição fará parte também da Virada Cultural 2015 em seus dias de encerramento, 20 e 21 de junho, levando ao público o melhor das culturas brasileira e britânica gratuitamente. 

Com curadoria do atelier do croata Marko Brajovic, conhecido mundialmente por projetos multidisciplinares, a exposição tem como ponto de partida a mudança de percepção do visitante do real para o imaginário, quando é cruzado um portal entre os dois mundos, levando a um novo universo. Haverá uma instalação dedicada ao ícone J.R.R Tolkien, e sua obra-prima O Senhor Dos Anéis, que contará com uma tela touchscreen com vasto conteúdo multimídia na qual o visitante poderá explorar a obra de forma interativa. 

Harry Potter, o bruxo mais querido entre jovens e adultos também tem espaço garantido. O público poderá tirar fotos com réplicas dos objetos do filme, como a Veste de Grifinória, Chapéu Seletor, Varinha, Pomo de Ouro, Ticket de embarque para Hogwarts, Capacete e óculos de Quadribol e o Chapéu da Professora Mc Gonagall. 

Além das instalações temáticas das obras, a exposição conta com uma área de leitura na qual serão disponibilizados kobos - dispositivos de leitura digital para que o público possa ter acesso a grandes marcos da literatura fantástica em português e inglês. Aos finais de semana serão disponibilizados livros para leitura e troca entre os visitantes, numa ação de incentivo ao book crossing. 

A programação inclui também o Final de Semana Fantástico, no Centro Cultural São Paulo, nos dias 06 e 07 de junho, concentrando dois dias de atrações especiais sobre o Fantástico Britânico e o universo geek. Ainda no sábado, acontece um bate-papo sobre a influência do fantástico britânico no Brasil. O Geek Talk convida os autores Raphael Draccon e Carolina Munhóz a falar sobre as obras britânicas da literatura, cinema e televisão que inspiram a produção brasileira em diversas áreas, além do impacto que as obras exercem na vida dos fãs. 

Raphael Draccon é romancista, roteirista e editor com dois best sellers na literatura, Dragões de éter e Cemitério dos dragões. Carolina Munhóz é consagrada na literatura infanto juvenil e autora do sucesso de vendas A fada e o reino das vozes que não se calam. A mediação da mesa será feita pelo publisher Daniel Lameira com apoio da Livraria Cultura
 
O evento será recheado de atrações sobre cinema, livros e tv. Confira a programação completa aqui.

Serviço
19º Cultura Inglesa Festival 
Data: 04 a 21 de junho de 2015
Entrada Gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário