14 de abril de 2015

Resenha: Eu, Sumé - A Agonia e a Glória do Maior Herói dos Indígenas Brasileiros - Marco Moretti


* Livro cortesia do autor

Poucos conhecem a história do Brasil antes do descobrimento. Poucos, portanto, sabem da história que passou de geração em geração de índios e que acabou por cair nas bocas dos homens brancos. Trata-se de Sumé, que teria chegado em nossas terras antes de 1500, e ensinado diversas habilidades e costumes dos povos cristãos para os habitantes da terra Brasilis. Fascinado com a história, o escritor Marco Moretti produziu Eu, Sumé, no qual ele mistura ficção com realidade para contar a história deste mito brasileiro.

No livro, conhecemos a saga de um religioso irlandês que, buscando um livro na biblioteca de sua igreja encontrou um antigo pergaminho, que supostamente indicava o caminho até o antigo Jardim do Éden. Daí então, ele se reúne com mais duas pessoas para embarcar nesta aventura, que talvez não tenha volta. O que eles não imaginam é o que os espera em alto mar e além.

O estilo de escrita de Moretti é bastante atrativo, apossando-se inclusive de termos utilizados na época. A leitura flui bem e é simples de se compreender. O detalhismo da obra também atrai, pois nos transporta àquela realidade. Apesar de não se ter certeza alguma de que a vida de Sumé foi algo real entre nós, é uma história bastante interessante, e resgata uma parte da tradição de nossos antepassados e de nosso País, possível "ex-Jardim do Éden". Vale a leitura.

Serviço
Livro: Eu, Sumé - A Agonia e a Glória do Maior Herói dos Indígenas Brasileiros 
Autor: Marco Moretti
Editora: Novo Século
Páginas: 360
Ano: 2011
Preço médio: R$ 30,00
Nota:

Nenhum comentário:

Postar um comentário