26 de abril de 2015

Notícia: Toninho Vaz autografa A Biografia de Torquato Neto no Flipoços de 2015



A 10ª edição do Festival Literário de Poços de Caldas, mais conhecido como Flipoços, que acontece de 25 de abril a 03 de maio de 2015, terá a presença do biógrafo e jornalista curitibano Toninho Vaz. Autor de A Biografia de Torquato Neto, publicado pela editora Nossa Cultura, ele é um dos convidados oficiais do festival.

No dia 26 de abril, domingo, às 15h30, Toninho vai ministrar a Palestra Master Vida e Obra: A biografia como registro histórico. Após a apresentação, será realizada uma sessão de autógrafos do livro biográfico do poeta, jornalista e compositor piauiense Torquato Neto, que atuava na década de 60 como agente cultural e defensor de manifestações artísticas de vanguarda. A obra será vendida no estande da Colmed.

Serviço
Palestra Vida e Obra: A biografia como registro histórico e sessão de autógrafos da obra A Biografia de Torquato Neto
Data: 26 de abril (domingo)
Horário: 15h30
Local: Teatro da Urca – Espaço Cultural da Urca
Endereço: Praça Getúlio Vargas, s/n – Centro (Em frente ao Relógio Floral) – Poços de Caldas/MG

Sobre o livro
Contar a história de Torquato ficou por conta do jornalista curitibano Toninho Vaz, que sondou com acuidade e perspicácia a personalidade fascinante do poeta:
“A decisão de fazer esta biografia – por paradoxal que seja – veio ao mundo no dia em que, surpreso, constatei que Torquato não tinha exatamente uma “obra” literária ou poética.”
A experiência de Torquato é típica, exemplar e, portanto, esclarecedora. Em consequência, esta é uma obra fundamental para o estudo dessa geração de artistas brasileiros, da segunda metade do século 20. A biografia de Torquato Neto vem se juntar a Os últimos dias de paupéria, do próprio Torquato, Verdade Tropical, de Caetano, e Tropicaos, de Rogério Duarte como um dos documentos essenciais para a compreensão do que aconteceu com a geração em transe na sua juventude.

Ao longo do livro, Toninho Vaz traça a cartografia do desejo, com foco na intensidade emocional do poeta. Esta biografia mostra a importância do poeta naquilo que Torquato Neto fez e disse – e não exatamente no que escreveu e/ou publicou.

Sobre o autor
Toninho Vaz, curitibano, 66 anos – 39 de Rio de Janeiro – jornalista há 44, desenvolveu uma sensibilidade especial para pesquisar temas da contracultura. Além de A biografia de Torquato Neto, publicou a biografia de Paulo Leminski (O bandido que Sabia Latim, Record, 2001), e contou a história do Solar da Fossa (Casa da Palavra, 2011), uma “república” de artistas no Rio onde viveram, entre outros, Caetano, Gal Costa, Paulo Coelho, Tim Maia e Paulinho da Viola.
Serviço
Editora Nossa Cultura
Autor: Toninho Vaz
Páginas: 408 páginas
Formato: 16x23
Preço: R$ R$ 39,90

Nenhum comentário:

Postar um comentário