10 de março de 2015

Resenha: O Doador de Memórias - Lois Lowry


Com mais de 11 milhões de livros vendidos, O Doador de Memórias, de Lois Lowry recebeu recentemente uma edição nas telonas.

A história se passa em um mundo futurista, no qual os seres humanos não possuem nenhuma memória de seu passado. Não possuem sentimento algum por nada; Todos vivem de forma harmoniosa afim de evitar problemas do passado. As memórias da humanidade, porém, não se perderam. Apenas uma pessoa é responsável por manter o passado "vivo". Quando completam 12 anos de idade, os jovens descobrem quais serão suas respectivas funções na comunidade pelo resto da vida.

Em sua cerimônia, o jovem Jonas descobre que terá a honra de ser o próximo recebedor, ou seja, o guardião das memórias. Em seu treinamento com o Doador (seu antecessor), Jonas começa a descobrir tudo o que lhe foi privado: Escolhas, dor, amor, até mesmo cores e música. Sendo assim (e buscando mudança) ele e o Doador arquitetam um plano para, por meio de uma certa manipulação, conseguirem devolver as memórias para todas as pessoas da comunidade, ainda absortas pela tragédia ocorrida com o fracasso de Rosemary que, 10 anos antes, havia sido escolhida como Recebedora, mas falhou. Agora, Jonas terá que fazer escolhas que envolvem sua unidade familiar, seus amigos e a garota que - sente agora - começa a amar.

O final, porém, deixa um grande ponto de interrogação em nossas cabeças. Achei que a autora poderia ter ido mais além. Mesmo assim, em suma, achei um livro excelente. Ele mexe com nossas emoções, pois vemos como seria um mundo sem qualquer sentimento, seja ele bom ou ruim. Vimos também o quão glorioso é para Jonas ter esses conhecimentos, antes jamais sabido e conhecido por seus colegas. A monotonia na qual seu povo vive é mais uma prova de que, por mais que reclamemos da rotina, há sempre surpresas e esperança em nosso mundo, não importa como eles venham a nós.

Serviço
Livro: O Doador de Memórias
Autor: Lois Lowry
Páginas: 224
Data de publicação: 2014
Editora: Arqueiro
Preço médio: R$ 18,90
Nota: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário