17 de fevereiro de 2015

Resenha: O Açougue Maldito - Luis Augusto Pereira


Esta é mais uma excelente história nacional.
 
Escrita pelo professor de história Luis Augusto Pereira, O Açougue Maldito, como o próprio nome já entrega, é um misto de terror e suspense. Se passa no interior de São Paulo, na década de 70, durante a Ditadura Militar. A personagem principal perdeu os pais de forma trágica. Eles morreram em casa no interior, mas seus corpos sumiram e nunca foram encontrados. Ela estava na cidade grande nessa época. Nesse meio tempo, seu marido morreu de forma repentina e a deixou com seu filhinho Flávio.
Sozinha no mundo, ela então resolve voltar para sua cidadezinha e tomar posse do casarão no qual os pais dela morreram. A cidade está diferente, com diversos desaparecimentos obscuros, todos estão com medo, inclusive do casarão. Ninguém se atreve a ir lá. No mesmo dia em que ela chega ao casarão, coisas sobrenaturais começam a acontecer. Os espíritos os mandam ir embora. Um gato preto comia uma carne estranha.
 
Mesmo assim, ela não desiste e permanece na casa. Ao descer a rua, reconhece um antigo açougue que fora fechado ainda na época em que ela morava na cidade. As carnes são sempre bem frescas e ela se sente atraída pelo açougueiro. Enquanto isso, os eventos em sua casa pioram, além de que seu filhinho desapareceu. Agora, ela terá que entender o que está acontecendo na cidade, em sua casa e encontrar o pequeno Flavinho.
A história, em si, é surpreendente. Confesso que não esperava o desfecho que ele teve e, mesmo quando estava próximo do final, ainda não acreditava que o fim seria o que eu li. Virava cada página esperando ansiosamente pelo o que poderia acontecer em seguida. A descrição das cenas são vívidas, incluindo o casarão, com aquela tônica de velharia, mofado, ainda com a "presença" (literal e no sentido figurado) dos pais da personagem principal. Além disso, o autor cita trechos da música Blitzkrieg Bop, da banda Ramones.
As únicas críticas que tenho acerca dessa obra são os erros de pontuação e alguns erros gramaticais que encontrei. Além disso, um mesmo fato é descrito mais de uma vez, às vezes da mesma forma que fora descrito anteriormente, às vezes com outras palavras. Não sei se isso foi intencional. Mesmo assim, esses detalhes são pequenos e não interferem em nada na grandiosidade da história, especialmente para os amantes de terror.

Serviço
Livro: O Açougue MalditoAutor: Luis Augusto Pereira
Páginas: 224
Data de publicação: 2014
Editora: Lexia
Preço médio: R$ 26,80
Nota: 

Um comentário:

  1. Obrigado bio livros pela resenha maravilhosa.. Tento passar tidos os temores da personagem central...

    ResponderExcluir