6 de fevereiro de 2015

Notícia: Editora FGV lança obra sobre Gilberto Velho



A obra de Gilberto Velho é de importância fundamental para cientistas sociais brasileiros e portugueses.



Gilberto apresentou e reuniu pessoas e ideias dos dois países em um diálogo que permanece como legado, mesmo após sua morte em 2012. Sua atuação pessoal como mediador entre os mundos acadêmicos brasileiro e português foi marcante. Este ano, o antropólogo completaria 70 anos e, para marcar as celebrações do seu aniversário, a Editora FGV lança o livro Mundos em mediação: ensaios ao encontro de Gilberto Velho. Organizado pelos professores Celso Castro e Graça Índias Cordeiro, o livro reúne ensaios de investigadores portugueses e brasileiros de variadas gerações e diferentes instituições, tocados pelo impacto pessoal e intelectual de Gilberto Velho. 

Os textos apresentam não apenas uma visão abrangente da obra do antropólogo, mas também focam em aspectos centrais de sua influência sobre a formação e os trabalhos de cada autor, mantendo a ligação entre relacionamento pessoal e reflexão intelectual. Gilberto Velho contribuiu, de forma única e incansável, para o desenvolvimento da sociologia e da antropologia urbana em língua portuguesa, incentivando formas abertas de diálogo interdisciplinar, literário e artístico no seio dos estudos urbanos. 

Hoje, sua obra continua a inspirar várias formas de reflexão crítica sobre as sociedades, dentro e fora das universidades, constituindo um marco fundamental na aproximação Brasil–Portugal em todos os sentidos. Dessa forma, os textos reunidos no livro Mundos em mediação: ensaios ao encontro de Gilberto Velho possuem em comum, embora por diferentes caminhos, o nexo entre reflexão intelectual e relacionamento pessoal. Em seu conjunto, permitem uma visão holística, embora necessariamente parcial, da importância que Gilberto teve sobre os autores nele reunidos. Para mais informações sobre a obra, visite: fgv.br/editora

Serviço
Livro: Mundos em mediação: ensaios ao encontro de Gilberto Velho. 
Organizadores: Celso Castro e Graça Índias Cordeiro 
Número de páginas: 142 
Editora: FGV 
Preço médio: R$23

4 comentários:

  1. Olá!
    Acredita que nunca li um livro desses por livre e espontânea vontade? Só li por motivos acadêmicos... talvez seja a hora de começar a me aventurar em outras literaturas!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho bem interessante livros que falam da história, é uma riqueza de conhecimento imensa.

      Excluir
  2. Oi, tudo joia?
    Nunca tive vontade de ler a obra, mas preciso urgente

    Beijos
    intoxicadosporlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir