27 de janeiro de 2015

Resenha: A Máquina de Contar Histórias - Maurício Gomyde



A Máquina de Contar Histórias, de Maurício Gomyde é uma ficção nacional que encanta e emociona o leitor.
 
SinopseNa noite em que o escritor best-seller Vinícius Becker lançou A Máquina de Contar Histórias , o novo romance e livro mais aguardado do ano, sua esposa Viviana faleceu sozinha num quarto de hospital. Odiado em casa por tantas ausências para cuidar da carreira literária, ele vê o chão se abrir sob seus pés. Sem o grande amor da sua vida, sem o carinho das fi lhas, sem amigos... O lugar pelo qual ele tanto lutou revela-se aquele em que nunca desejou estar. Vinícius teve o mundo nas mãos, e agora, sozinho, precisa se reinventar para reconquistar o amor das filhas e seu espaço no coração da família V. Uma história emocionante, cheia de significados entrelaçados pela literatura, mostrando que o amor de um pai, por mais dura que seja a situação, nunca morre nem se perde.
 
Vinícius Becker é um grande escritor que esqueceu-se da família dele para dedicar-se a carreira de escritor. Sendo um pai e marido ausente ele acaba perdendo acontecimentos importantes na família, inclusive a doença e morte da esposa.
“Uma “máquina de contar histórias” – era como Salvatore o chamava. Frio, certeiro, veloz. Emoções transcritas no papel de forma científica, como se amor, ódio, pena e saudade fossem tópicos de um fichário que ele abria, selecionava e inseria com precisão nas entranhas do texto. Competente, muito competente em seu propósito de encantar.”
Principalmente após a morte da mãe, tendo o convívio com o pai sido "forçado" a aumentar, as filhas de Vinícius o acusam de não se presente na vida deles. Eis que o escritor tem a brilhante ideia de realizar os últimos desejos da esposa, feito que as garotas só percebem no final de tudo. Durante as viagens o pai vai se aproximando aos poucos das filhas, entendendo o que elas desejam, tanto ele quanto elas vão aprendendo a conviver junto, a ser uma família de fato. Vinícius conta com a ajuda de uma pessoa especial para descobrir os segredos de uma de suas filhas, para assim compreender ainda mais ela.
Maurício Gomyde soube encaixar muito bem os desejos da falecida com as viagens planejas por Vinícius. O leitor se emociona em cenas simples e entende a mensagem do escritor: o quão importante é estar presente na vida familiar.
A diagramação do livro é muito bem feita, a leitura é rápida, flui bem e o autor constrói ótimos diálogos que são gostosos de serem lidos. A capa também está bonita e define adequadamente os momentos relatados ao longo da obra.
"Escrever é muito mais do que uma profissão. É uma atitude de amor, de entrega ao que quer se contar."
O livro está muito bem escrito, os personagens e as respectivas emoções deles bem relatadas e também os cenários descritos de forma eficaz. Além disso, mesmo sendo ficção o tema abordado se aproxima muito do cotidiano de muitas pessoas, tanto no Brasil quanto fora dele. Isso faz o leitor pensar: vale a pena trocar a família para dedicar-se plenamente ao trabalho? Uma trama excelente e que termina de uma forma de encher os olhos de lágrimas, de tanta alegria.

Serviço
Livro: A Máquina de Contar Histórias
Autor: Maurício Gomyde
Páginas: 191
Data de publicação: 2014
Editora: Novo Conceito
Preço médio: R$ 15

8 comentários:

  1. Nossa, esse livro é bem diferente dos que se vê por aí né.

    Achei muito interessante :)

    Beijo !

    | O Blog Que Não é Blog |

    | Sorteios Na Web |

    ResponderExcluir
  2. Já vi falar super bem dele, inclusive já está na minha lista de desejados. Eu achei incrível a história dele, não vejo a hora de poder saber mais;

    Beijos
    intoxicadosporlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Daniela,
    Ainda n li nada desse autor, mas ele é mto bem conceituada. Todas as resenhas que li dos livros dele são elogiosos. Quero ver se consigo ler Maquina de Contar Histórias ainda nesse ano.
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tente ler sim, tenho certeza que vai gostar. :D

      Excluir
  4. Oie, estou de olho nesse livro parece ser bom, espero algum dia eu possa ler algum livro dele!
    Bjs, comenta por favor nessa resenha ajudaria muito:
    http://resenhasteen.blogspot.com.br/2015/01/o-duque-e-eu.html

    ResponderExcluir