30 de janeiro de 2015

Notícia: nVersos lança Machado de Assis: do folhetim ao livro


Publicado originalmente no formato de folhetim na revista de moda A Estação, o romance Quincas Borba, de Machado de Assis é considerado um dos mais importantes da obra Machadiana e um dos que definem seu estilo de narrativa, realista e irônica. Último romance publicado por Machado no então tradicional formato de publicação seriada em periódico foram as dificuldades enfrentadas pelo autor durante a publicação e sua transição para a obra como volume completo que definiram pontos importantes do estilo de escrita do mais relevante autor brasileiro. 

São essas diferenças entre as obras, seus pontos de encontro e distanciamento e suas consequências que são estudados por Ana Cláudia Suriani da Silva, em seu livro Machado de Assis: do folhetim ao livro. Produzido como projeto de doutorado da autora e originalmente publicado em inglês, a obra analisa o processo criativo do romance Quincas Borba em seus dois momentos distintos: sua publicação original como folhetim num periódico, e como esta dialogava com os outros elementos da revista, seus anúncios, gravuras e colunas, e sua publicação como volume único, e como as dificuldades da publicação em folhetim influenciaram a produção da obra definitiva, sua narrativa global ao invés de progressões episódicas lineares. 

Além disso, Ana Cláudia busca mostrar como o enfoque da revista, dedicado à moda e aos interesses da elite contribuíram para marcar no autor sua narrativa realista e irônica, dedicada a criticar os costumes e a situação política de seu tempo com mordacidade. Uma análise da coisificação do indivíduo, do homem tornado objeto pelo homem e como os vencedores tendem a ficar com os tubérculos.

Serviço
Autora: Ana Cláudia Suriani da Silva
Número de Páginas: 288
Estrutura: 14 x 21
Editora: nVersos
ISBN: 978-85-8444-003-0
Preço: R$40

Vale a pena saber mais sobre os clássicos de Machado de Assis, né? 

4 comentários:

  1. Muito bom, só o preço que é fogo. kkkkkkkkkkkkkkkkk
    Mas enfim...não vi a pesquisa aqui. Já acabou?
    Beijos!
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHA, os preços que pegam as vezes, mas vale a pena esperar promoção!

      Excluir
  2. Claro que vale a pena!
    Adorei a dica, preço um pouco salgado, mas nada que uma promoção não resolva, HAHA
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir