28 de janeiro de 2015

Notícia: Editora FGV lança livro sobre a proteção jurídica dos animais no Brasil


O livro A proteção jurídica aos animais no Brasil: uma breve história foi recentemente lançado pela Editora FGV.

Ele aborda a complexa relação histórica entre homens e animais, destacando de que modo a proteção jurídica aos animais é uma dimensão importante da cidadania socioambiental. No Brasil, esse movimento social tem raízes históricas antigas, tendo sido registradas no século XIX, no que diz respeito aos animais domésticos. O livro, que integra a Série História da Coleção FGV de Bolso, relaciona a história com as principais vertentes da agenda política contemporânea de defesa do bem-estar dos animais.

De um lado, a obra aborda a visão “abolicionista” – que assume uma postura radical, comparando a situação dos animais à escravi­dão – e, de outro, a corrente moderada, que entende a proteção aos animais em termos pragmáticos – como a luta pelo “bem-estar” animal e, quando necessário, seu sacrifício, para consumo de carne, com a adoção de “normas de compaixão”, como o abate indolor.

Nesse contexto, o livro propõe que recuperar tais iniciativas de proteção pode aclarar e dotar de profundidade o debate público a respeito do direito dos ani­mais. Manifestar-se coletivamente e pacificamente nos espaços públicos, promover iniciativas para que a legislação seja cumprida, e, principalmente, engajar-se em campanhas de sensibilização e socioeducativas são formas de inscrever o mo­vimento pelo bem-estar dos animais na agenda política de nosso tempo. Para Mais informações sobre o livro, visite: www.fgv.br/editora

Serviço
Livro: A proteção jurídica aos animais no Brasil: uma breve história - Coleção FGV de Bolso – Série História
Autores: Samylla Mól e Renato Venancio
Páginas: 142
Editora: FGV
Preço médio: Impresso: R$ 24;  Ebook: R$ 16

Nenhum comentário:

Postar um comentário