1 de dezembro de 2014

Resenha: Robert Galbraith - The Silkworm


Desde que J.K. Rowling revelou ser a autora de O Chamado do Cuco, as vendas deste livro aumentaram. 

E quem os comprou não se arrependeu ao conhecer a história do detetive Cormoran Strike. Por conta disso, todos esperaram ansiosos a continuação desta magnífica história. E não se decepcionaram. The Silkworm (O Bicho-da-Seda no Brasil) conta a história do assassinato de Owen Quine, famoso escritor inglês (principalmente por sua vida sexual) meses após Strike ter resolvido o caso da morte de Lula Landry. A viúva do escritor, Leonora Quine, contrata os serviços de Cormoran por conta do sumiço anormal de seu marido logo depois de ele terminar sua obra-prima, chamado de Bombix Mori (em português, O Bicho-da-Seda).

Após intensa investigação cercando todos do mundo dos Quine, Strike vai até a casa do casal em Talgarth Road, a qual era dividida com um ex-amigo de Owen, Michael Fancourt. Lá ele encontra uma cena anormal: Owen está amarrado, morto, com o peito e barriga abertos e sem seu estômago. A polícia tem certeza de Leonora é a culpada, mas Strike simplesmente não crê nisso. Todos poderiam querer matar Quine, pois Bombix Mori possui várias insinuações, deboches e segredos sobre todos que Owen conhecia no mundo literário, incluindo Fancourt, a própria esposa Leonora, a agente, a amante, entre outros. 

Além disso, a forma como o escritor foi morto fora descrito em Bombix Mori. Com poucas provas e tempo e sem saber onde o intestino de Owen foi parar, Strike luta para encontrar o verdadeiro culpado. Enquanto isso, o relacionamento de Robin e Matthew não vai bem. Matthew perde a mãe e Robin começa a ocultar os lugares que frequenta no horário de serviço. Por exemplo, no dia do funeral de Matthew, Robin se oferece para levar Strike até a cidade de Devon e não pretende revelar isso para o noivo. 

Esta obra se mostra melhor do que O Chamado do Cuco principalmente em ação. Emocionalmente falando, Strike se envolve com outra moça, mas não esquece de Charlotte, prestes a casar. Se aproxima ainda mais de seu Irmão Al e prepara Robin ainda mais para ser sua ajudante. Como a versão que li está em inglês britânico, encontrei mais dificuldades em entender termos específicos, pois muitos se tratam de gírias do próprio sotaque local. Mais do que recomendo esta obra para todos os amantes de J.K./Galbraith e de romance policial. Rowling foi mais longe do que nunca desta vez.

Serviço: Robert Galbraith - The Silkworm
Páginas: 455
Data de Publicação: 2014
Editora: Mulholland Books
Preço médio: R$ 31

2 comentários: