30 de dezembro de 2014

Resenha: Os Crimes do Monograma - Sophie Hannah


Após a morte de Agatha Christie, seus leitores achavam que ficariam órfãos do grande detetive belga Hercule Poirot.
 
Sophie Hannah pensava isso também. Mas, após virar escritora e ficar conhecida mundialmente, ela resolveu pedir à família de Agatha que ela pudesse escrever um novo romance para Poirot. Permissão concedida, hora de pôr a mão na massa e escrever o grandioso Os Crimes do Monograma.

A nova estória envolvendo Poirot se passa em Londres com o detetive já aposentado e morando numa pensão, onde ele tem um amigo da Scotland Yard, o sr. Catchpool, jovem em lidar com crimes misteriosos. Ao tomar conta do assassinato idêntico de três vítimas no Bloxham Hotel, Catchpool pede a ajuda de Poirot para entender porque as três vítimas foram dispostas da mesma forma - viradas de barriga para baixo e com as palmas das mãos viradas para cima.

Paralelamente, Poirot está tomando café quando encontra uma moça misteriosa, que diz estar desesperada e sendo perseguida. Ao mesmo tempo, ela crê merecer seu castigo - a morte. Conforme investigam, eles descobrem que a trama começa 15 anos atrás em uma cidade vizinha. Catchpool então descobre que a cidade ainda está em choque com a morte do reverendo local, Patrick Ive e sua esposa.

A trama possui vários encaixes e quebra-cabeças que, caso o leitor não fique atento, poderá perder uma parte e deixar fugir algum pequeno detalhe que fará falta depois. Apesar dos esforços de Sophie e da excelente estória contada (ao estilo Poirot de sempre), ela não conseguiu reproduzir a escrita de Agatha e nem como Poirot lidava com seus casos. Às vezes, seu comportamento com Catchpool parecia ser de desdém. Mas, claro, não podemos deixar de frisar que nenhum escritor é idêntico ao outro e, por isso, seria impossível que Sophie escrevesse de forma idêntica ao de Agatha, por mais que ela seja uma fã incondicional Não gostei muito da tradução, pois houve muitos erros de concordância, principalmente.

Serviço
Livro: Os Crimes do Monograma
Autor: Sophie Hannah
Páginas: 288
Data de publicação: 2014
Editora: Nova Fronteira
Preço médio: R$ 29,90
Nota:

Nenhum comentário:

Postar um comentário