15 de dezembro de 2014

Notícia: Livro desvenda os porquês da infância


O livro Pensando com Sofia – quem sou eu? estimula reflexão acerca dos questionamentos mais inusitados das crianças . Por que as roupas ficam apertadas com o passar do tempo? As pessoas podem ser amigas dos animais? É possível não gostar de algo que nunca experimentamos? O universo infantil é repleto de dúvidas,e revelar os significados de tudo que o envolve é de suma importância para o desenvolvimento cognitivo dos pequenos. 

Em Pensando com Sofia – quem sou eu?, da Cortez Editora, as autoras Bete Godoy e Patricia Rocha mostram de maneira lúdica como pode ser simples resolver os porquês tão temidos pelos pais.
 
Com ilustrações da conceituada Anielizabeth que aguçam a imaginação do leitor, o livro tem um foco principal: estimular o pensamento. Sofia, personagem principal da história, é uma criança como outra qualquer e está às voltas com dilemas típicos da infância. Observação, gosto, amizade, crescimento e sentimento são estopins para uma série de descobertas sobre o mundo e sobre si mesma. Conversando e questionando, mais ideias vão brotando.
“Gostar de alguma coisa deixa você triste? Gostar de alguma coisa faz você feliz? O que é gostar?”
E é no diálogo que as respostas e outras indagações surgem para a garotinha. Significado do nome, apelido, semelhanças entre familiares, medo, tristeza e alimentação são apenas algumas das novidades desbravadas por Sofia, que passa a reconhecer os desafios enfrentados como maneira de se identificar como pessoa.

As tipologias de letra utilizadas na obra merecem atenção pelo fato de as autoras terem optado pela alternância entre letra bastão e cursiva ao longo da obra. “Foi uma maneira que encontramos de deixar dois pontos importantes evidentes: primeiro, para que o leitor (tanto o familiarizado quanto o iniciante) note que há, graficamente, várias maneiras de se escrever/expressar uma ideia; além disso, fazer alusão à passagem da letra bastão para a cursiva”, afirmam as autoras.

Com uma estrutura textual diferenciada, onde a pergunta tem papel fundamental na interação do leitor, a obra é um convite ao raciocínio e ao despertar da curiosidade não somente das crianças, mas também de adultos. Que tal experimentar também?

Sobre a ilustradora
Anielizabeth estudou Moda, fez figurinos para teatro e participou de importantes desfiles e salões de moda. Porém, foi contando histórias para crianças em uma escola da Rede Pública Municipal do Rio de Janeiro que decidiu se tornar ilustradora. Ao longo de 13 anos atuando como educadora, desenvolveu trabalhos como mediadora de leitura, encantou-se com ilustração e especializou-se em Literatura Infantil e Juvenil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente, viaja pelo Brasil e pelo mundo participando de encontros com leitores e realizando oficinas.

Serviço
Pensando com Sofia – quem sou eu?
Autores: Bete Godoy e Patricia Rocha
Ilustrações: Anielizabeth
Preço: R$ 36,00
Páginas: 64
Cortez Editora – 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário