29 de outubro de 2014

Notícia: Amores modernos detalha a vida erótica e amorosa de artistas e intelectuais do século passado


O livro Amores modernos – a vida amorosa, erótica e sexual de artistas e intelectuais que abriram as fronteiras de seus relacionamentos repercute de maneira inédita a intimidade de cinco casais do mundo das artes e destaca a liberdade sexual de seus relacionamentos.


A Editora Seoman lança Amores modernos – a vida amorosa, erótica e sexual de artistas e intelectuais que abriram as fronteiras de seus relacionamentos, do americano Daniel Bullen. O livro adentra pelos relacionamentos amorosos nada convencionais entre Lou Andreas-Salomé e Reiner Maria Rilke, Alfred Stieglitz e Georgia O’Keeffe, Jean-Paul Sartre e Simone de Beauvoir, Diego Rivera e Frida Kahlo e, por fim, Henry Miller e Anaïs Nin. Mas a escolha destes casais não é circunstancial: Bullen optou por estes pares pelo fato de ambos os parceiros serem artistas e considerarem a questão do relacionamento aberto como parte de seus processos criativos em suas profissões.

O autor faz uma releitura de biografias já publicadas e uma intensa pesquisa histórica sobre cada personalidade retratada. O livro faz uma reflexão sobre a liberdade dos matrimônios não habituais desses artistas e liga esse comportamento à criatividade artística de cada um, sobre como os dramas, desejos e questionamentos recaiam diretamente nas obras dos protagonistas de Amores Modernos. A obra sugere que os casos amorosos e a despreocupação com a moralidade serviam de inspiração para estes artistas, contribuindo assim para as carreiras brilhantes que tiveram.

Os diários e cartas correspondidas entre os cônjuges, e enviadas deles para seus respectivos amantes que hora ou outra estavam por ali, apontavam as fraquezas e incertezas diante de algumas situações, pois, apesar de terem relações “abertas”, alguns romances mal resolvidos e casos extraconjugais geravam mágoas, ciúmes e ressentimentos. Além do mais, esse comportamento vanguardista não era bem aceito pela sociedade.

A obra, que ao final dos capítulos confere notas e referências bibliográficas, explora o lado B das biografias e torna público o lado amoroso e erótico dos casais com todas as suas glórias e decepções, brigas, reconciliações e sobretudo, amor.

Sobre o autor
Daniel Bullen é nova-iorquino, PHD em Inglês e foi professor universitário na UMass Amherst, mas deixou a carreira acadêmica para se dedicar à escrita, é autor do livro Os perigos da paixão: A Amizade Transcendental de Ralph Waldo Emerson e Margaret Fuller.

Serviço
Obra: Amores modernos – a vida amorosa, erótica e sexual de artistas e intelectuais que abriram as fronteiras de seus relacionamentos
Autor: Daniel Bullen
Preço: R$ 46,90
Páginas: 304
Editora: Seoman











Nenhum comentário:

Postar um comentário