2 de setembro de 2014

Resenha: Feios - Scott Westerfeld

Por: Letícia Gomes 




"When you turn pretty, there isn't anything to worry about".


 Não é a toa que este livro foi um dos mais vendidos do The New York Times. Não só Feios, mas todos os quatro livros da série. Scott Westerfeld soube trazer para uma história de ficção científica (que contém, é claro, uma pitada de romance adolescente) muitas das características da nossa sociedade e, ainda por cima, fazer uma crítica à ditadura da beleza e à busca incessante da perfeição. 

A frase que está na capa, logo abaixo do nome do livro, traduz a sua ideia e instiga a curiosidade: "Em um mundo de extrema perfeição, o normal é feio". O design e a foto chamaram minha atenção assim que olhei, mas foi esta frase que me fez tirar o livro da estante da livraria e levar pra casa. Esta resenha é sobre o primeiro livro da série, logo colocarei a dos outros três. (:

A história se passa séculos à nossa frente, em uma sociedade organizada que dispõe de altíssima tecnologia e que é rodeada por uma floresta teoricamente intocada. A personagem principal é Tally, uma garota considerada feia. Não, ela não é uma aberração da natureza ou algo do tipo, ela só é classificada assim por não ser uma "perfeita". Ela mora em Vila Feia, onde os jovens ficam até completarem 16 anos e passarem por uma cirurgia que tirará deles todas as "imperfeições".

Logo após esta operação, eles passam a morar em Nova Perfeição, uma cidade movimentada por muitas festas de arromba, diversão, pessoas bonitas, romances, pranchas voadoras e jaquetas de bungee-jump. Como o próprio nome sugere, neste lugar todos são perfeitos. Não existe violência, revoltas, trabalho, tristeza, brigas ou qualquer coisa que subverta a ordem. 

Tally não vê a hora de completar 16 anos para se tornar um deles. Só que ela acaba conhecendo Shay, uma adolescente que não está nada ansiosa para se tornar perfeita. Esta garota acaba apresentando à Tally um outro estilo de vida, que é bem diferente do mundo que ela quer pertencer. Com isso, Tally fica indecisa: "trair" a amiga ou se tornar "perfeita"? 

É neste dilema que a nossa personagem principal vai conhecer o lado nada bonito desta suposta perfeição, porque nesta sociedade, assim como na nossa, a beleza tem seu preço.

Como a própria Tally acaba percebendo, uma sociedade que vive de aparências é muito superficial.  Uma das nossas maiores preocupações (se não for a maior para alguns) é ter um corpo malhado, dentes brancos e uma pele sempre jovem. Assim,  acreditamos que vamos conseguir arranjar um namorado(a) (que seja lindo, de preferência), ser populares, ter muitos amigos e ser bem sucedidos. E o que mais poderíamos querer?

 O livro nos leva a refletir sobre isto. Fomos ensinados a acreditar que o que nos é imposto como ideal deve ser o único padrão a ser seguido. Basta prestar atenção nos comerciais, novelas, capas de revistas, fotos de famosos, etc e você mesma verá que o ideal da nossa sociedade não é mais o belo mas, sim, o perfeito. Muitas pessoas se submetem à cirurgias plásticas e práticas desnecessárias (que acabam prejudicando a sua saúde) para alcançar uma beleza - e um estilo de vida-que é totalmente irreal.  

O autor conseguiu manter minha curiosidade da primeira linha à última página. Superou minhas expectativas. É uma história criativa e de tirar o fôlego que me proporcionou, além de uma leitura super agradável, uma nova visão sobre a sociedade em que vivemos que, de perfeita, não tem nada.

E aí, se interessou?

Serviço
Livro: Feios
Autora: Scott Westerfeld
Páginas: 419
Data de publicação: 2005
Editora: Galera Record
Preço médio: R$ 35

4 comentários:

  1. Hey, adorei a resenha o livro parece incrível, adoro livros desse gênero, até então eu não conhecia nada sobre ele, mas amei e fiquei com vontade de ler;

    Beijos
    intoxicadosporlivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal! Fico contente que tenha se interessado.

      Excluir
  2. Já tínhamos ouvido falar desse livro,mas nunca lido uma resenha, ficamos curiosas para ler.

    Beijos

    http://www.onlyinspirations.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bacana, uma oportunidade pala lerem. (=

      Excluir