12 de setembro de 2014

Notícia: Paixão por livros começa em casa


“Uma criança que lê se torna um adulto que pensa”. É o que diz a pedagoga e contadora de histórias Laudia Catelan. Para ela, nós pensamos de acordo com nosso vocabulário e quanto mais uma criança ler, maiores são as chances de se tornar um adulto que saiba questionar o mundo.

A paixão pela leitura deve começar dentro de casa, onde a principal motivação é o exemplo dos pais. “Uma criança que vê o pai lendo vai querer ler também”, disse Laudia.
E é assim que Isabela Banin, 8, afirmou não recordar mais quantos livros já leu. A menina se encantou pela leitura por incentivo dos pais. A mãe de Isabela, a jornalista Adriana Banin, conta que comprava um livro infantil novo por mês para ler para sua filha antes de dormir.
Uma ótima interpretação e um português correto são alguns dos ganhos que Isabela conseguiu com a paixão pela leitura. O que dar para Isabela de presente? A resposta é sempre: livros.
Encantar-se pela literatura na infância faz diferença na vida adulta. A atriz Patrícia de Sousa Ferreira, 22, começou a ler com quatro anos de idade e não parou mais. Incentivada por sua mãe, que é professora, Patrícia diz que a leitura permite que sua mente esteja sempre aberta a qualquer tipo de opinião. “Eu meio que sinto dó de quem não lê, porque vive preso no mesmo mundo sempre, não foge nem um pouquinho”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário