13 de setembro de 2014

Notícia: História em quadrinhos desperta interesse de jovens pela leitura


“Guerra e Paz” adaptada para histórias em quadrinhos. Foi assim que o professor de literatura Vanderley Capellozza apresentou a consagrada obra russa de Leon Tolstoi (9/9/1828 – 20/11/1910) aos alunos.

Editoras brasileiras têm investido em adaptações de livros normalmente requisitados nos vestibulares, obras clássicas, biografias e fatos históricos. “Dom Casmurro” (Machado de Assis), “Clara dos Anjos” (Lima Barreto) e “Vidas Secas” (Graciliano Ramos) são alguns exemplos de livros cultuados que se tornaram gibi.
Estas obras recriam as histórias mundialmente conhecidas com uma abordagem muito mais próxima do público adolescente, mas mantendo as características básicas do original. Segundo Capellozza, esta abordagem é capaz de aproximar os jovens estudantes dos livros.
“A adaptação não substitui o texto original, mas, em compensação, ela amplia o leque de informação que o aluno pode ter. Ele não pode sair da escola sem conhecer Tolstoi, Kafka, Borges, Edgar Allan Poe. Eu acho que a adaptação é um auxiliar poderosíssimo. Dá para montar uma aula muito boa em cima disso. Não é um convite para todos, mas muitos vão querer conhecer o original.”
A estudante do último ano do ensino médio Mariana Cirillo, 17, nunca leu uma obra clássica ou fato histórico em quadrinhos, mas acredita que seria interessante o uso deste material pelos professores. “Acharia ótimo porque algumas obras antigas são mais difíceis de compreender e as ilustrações podem nos ajudar nisso. Se o gibi simplificar o palavreado, não prejudicando a história, melhor ainda.”

4 comentários:

  1. Muito bom! Também acho que a adaptação é um auxiliar poderosíssimo e também concordo que com isso as crianças/ adolescentes irão se interessar pelo original. Colocação perfeita ...amei saber da novidade.
    Beijos!
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  2. Acordo plenamente, infelizmente ou felizmente o jovem que não curte a leitura precisa de um atrativo, e os quadrinhos são uma ótima ideia! Adorei o post!

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir