8 de setembro de 2014

Notícia: Evando Nascimento lança Cantos Profanos



O autor Evando Nascimento está lançando o primeiro livro dele pelo selo Biblioteca Azul, da Globo Livros.

Na obra Cantos Profanos, o terceiro do autor na série ficcional,Evando vasculha algumas das zonas sombrias do contemporâneo. Nas páginas do livro, o leitor poderá acompanhar "as peripécias de um taxista libertino, os instantes finais de um suicida, as diatribes de um narrador exausto da hiperinformação, o sexo fortuito de uma pesquisadora-palestrante. Canibalismo, incesto, violência urbana, luta de classes - temas provocativos aparecem sob ângulos muitas vezes inusitados, atribuindo vida a situações das quais, em geral, mesmo a literatura tenta se esquivar".

Mas, Cantos Profanos também exibe tramas de vigor lírico. É o caso de "Altamente confidencial", conto que reproduz o e-mail onde um carteiro faz uma ode à profissão e à literatura. Ou de "Noturno", cujo narrador tem uma epifania ante uma ave marinha, em noite de carnaval. Em outros textos, Evando ultrapassa os limites do cotidiano rumo a exercícios de intensa fabulação, como em "Terra à vista", que retrata a angústia do derradeiro sobrevivente de um módulo espacial ancorado em Marte, às vésperas do ano 2150.

Não por acaso, é a primeira pessoa que prevalece nas narrativas deste livro. São testemunhos de nossos tempos, vozes que reverberam as angústias e contradições contemporâneas. Juntos, desenham um caleidoscópio perturbador. Mas que, ao mesmo tempo, não se esquiva da alegria. Porque as histórias presentes em Cantos Profanos são também tramas de resistência, de encantamento, de sedução ante a vida e ante a linguagem, com tudo o que as duas possuem de perverso e, por isso mesmo, irresistível. Cantos Profanos é a sequência de Cantos do Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário