5 de agosto de 2014

Resenha: Renata Ventura - A Arma Escarlate



Há tempos queria escrever a resenha deste livro, mas não conseguia porque eu ainda não tinha terminado a leitura.

Pois bem, eu finalmente alcancei este meu objetivo hoje mais cedo e não via a hora de correr para o computador e escrever o que achei desta magnífica obra (ops, já deixei transparecer). Para quem não conhece (!) o mundo bruxo foi "exposto" - com louvor - por Joanne Kathleen Rowling em sete livros contando as aventuras de Harry Potter. Pois bem, Renata Ventura tem a mesma intenção, a diferença é que, ao invés de conhecermos como os bruxo ingleses vivem, nós nos deparamos com os brasileiros, mais especificamente no Rio de Janeiro.

O nome da escola é Korkovado e o ano também é 1997. Só que o personagem principal, Idá, vive no Morro Santa Marta como muitos dos jovens que vivem nas favelas cariocas: Pobre, não conhece o pai e tem que conviver com a constante ameaça do tráfico de drogas. Porém, ele é diferente: Ele é um bruxo e a escola fica relativamente perto da casa dele, nos Arcos da Lapa. Assim, ele acaba deixando a mãe e a querida avó e foge de Caiçara, candidato a novo traficante do morro e vai estudar magia na Korkovado.

Mas, por conta das origens dele, Idá muda de nome (Hugo Escarlate) e esconde de todos o passado dele, que mesmo assim, voltará para assombrá-lo. Ele conhece os Pixies, uma turma de amigos veteranos que adoram ir contra algumas regras da escola e confrontam o Conselho. Eles chamam Hugo para andar com eles, mas a "autoproteção" que Hugo criou em si próprio, além da desconfiança e do nervosismo em demasia que o cerca, podem acarretar em pontos negativos para Hugo.

Portanto, há uma exposição da situação do carioca nas favelas, da opressão que muitos sentem, bem como uma certa crítica às autoridades brasileiras, à polícia e até mesmo aos brasileiros, com alguns de seus costumes comuns.

O diferencial desta literatura para HP é justamente o ambiente. Renata nos leva para um ambiente bem brasileiro e bem complicado, que são as favelas cariocas. A leitura é gostosa, bem como a descrição dos pontos famosos da Cidade Maravilhosa. A introdução de personagens de outras regiões brasileiras também foi muito bem caracterizada. Portanto, não ache o que o livro possui erros de grafia e gramática. O mineiro é descrito com seu sotaque, bem como o caipira, etc.

Muito bom também a inserção de nosso folclore, no caso, uma criatura que começa misteriosa dentro da escola e que, no final, se descobre exatamente do que se trata. Um livro muito bom para quem ama literatura nacional. Ouso dizer que se assemelha, nessa característica, aos grandes autores nacionais, como Machado de Assis, Fernando Pessoa, entre outros. Ah, e para quem sempre imaginou como seria uma Hogwarts e um Harry Potter no Brasil tem a perfeita noção, ou seja, tem seus desejos muito bem satisfeitos nessa obra.

SERVIÇO
Livro: A Arma Escarlate
Autora: Renata Ventura
Páginas: 488
Data de publicação: 2011
Editora: Novo Século
Preço médio: R$ 30

6 comentários:

  1. Oiee ^^
    Já ouvi falar desse livro, mas sinceramente, não tenho muita vontade de ler. Fico feliz que você tenha gostado, vou ver se o leio um dia :)
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha, acredito que você também vai gostar. A leitura é muito, mas muito boa!

      Excluir
  2. Ainda não tinhamos ouvido falar desse livro, mas não curtimos muito o gênero desse livro.

    bjs

    www.onlyinspirations.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que é mais para quem gosta de Harry Potter.

      Excluir
  3. Oie...
    Tudo bom?
    Já ouvi falar do livro e da autora...mas não tive a oportunidade de lê-lo... parabéns pela resenha...
    Adorei seu blog... Já estou seguindo...
    Depois dá uma passadinha no meu cantinho para conhecer e se puder segui-lo ficarei muito grata...
    Beijos
    Relíquias da Lylu =D
    http://reliquiasdalylu.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ambos são legais! Haha Muito obrigado! :D
      Pode deixar que vamos dar uma passada lá. :)

      Excluir