22 de agosto de 2014

Resenha: Política Para Não Ser Idiota - Mario S. Cortella e Renato Janine R.


Hoje venho para apresentar mais uma resenha: Política Para Não Ser Idiota, de Mario Sergio Cortella e Renato Janine Ribeiro.

Eu e a Dani lemos este livro a pedido de nosso professor de faculdade. Confesso que, em princípio, eu achei que não ia gostar da leitura, já que eu não gosto de jeito nenhum do tema política, assim como muitos brasileiros. Mas, a intenção de Cortella e Janine nesta é obra é justamente desmistificar a política e mostrar para o eleitor que ela é sim interessante e que há coisas boas nela, não só corrupção.

Por exemplo, em um dos trechos da obra, eles falam que já existia corrupção, mas nós não tínhamos tanto acesso à informação e a detalhes sigilosos como temos hoje. Ou seja, nos dias atuais, a corrupção é apenas mais bem divulgada. Eles também expõem alguns de seus pontos de vista à respeito do que foi, do que é e do que deveria ser a política brasileira em todos os quesitos.

Confesso que concordo em alguns e discordo em outros pontos. Por vezes, chego até a imaginar que a dupla está "viajando", mas, enfim, cada um tem seu modo de ver as coisas. A leitura é muito, mas muito fácil, pois além do livro ser pequeno, a forma como ele foi escrito favorece, pois parece que os dois estão tendo uma conversa entre amigos, introduzindo o leitor na conversa. Muito bom para quem quer se especializar no ramo ou só conhecer um pouco mais sobre o assunto. Vale salientar que o título do livro - idiota - está no sentido do saber, de conhecer mais sobre o assunto.

Serviço
Livro: Política Para Não Ser Idiota
Autores: Mario Sergio Cortella e Renato Janine Ribeiro
Páginas: 112
Data de publicação: 2010
Editora: Papirus 7 Mares
Preço médio: R$ 27

4 comentários:

  1. Olá tudo bem? não conhecia o livro mas também te confesso que não é o tipo de livro que eu leria por livre e espontânea vontade ^^ mas se foi para a facul é valido ^^

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo e você?
      É um livro que flui bem e desperta um senso bem legal.

      Excluir
  2. Eu super leria esse livro! É bom para vermos outras opiniões e todo conhecimento é válido! :) Mesmo se for para discordarmos.

    Beijos
    Nati

    www.meninadelivro.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente isso, instigar o tema e poder conhecer outras opiniões, mesmo que não formos concordar.

      Excluir