18 de agosto de 2014

Resenha: Guardiões – A Escolhida - Monique Lavra



O livro Guardiões – A Escolhida é a sequência de Guardiões, escrito por Monique Lavra e publicado pela Igmo Editora.

No primeiro livro, a personagem Alice, fascinada pelo estudo de vampiros, descobriu segredos sobre sua família e se mudou do Brasil. Vendo que possuía força e rapidez acima do normal, ela começou a fazer parte dos Guardiões, que tem como objetivo caçar vampiros e proteger a cidade de Londres dessas criaturas.
Nesta segunda etapa, Alice enfrenta novos obstáculos como consequência de seus atos e escolhas. Também tenta entender que tipo de criatura ela é. Além disso, ela começa a se questionar se o que está fazendo é certo, se julgar as pessoas como ela faz, sem conhecer as histórias, não seria errado. Uma das coisas que mais lhe atormenta é a morte de Willian. Teria ela tomado à decisão certa ao matar ele?
No meio desses questionamentos, Alice descobre novidades no passado da avó dela que acabam interferindo no presente. Pessoas que estavam no mundo dos mortos surgem (ou ressurgem) e confundem ainda mais Alice.

Contudo, há um monstro em Londres, o primeiro vampiro de todos os tempos, e esta criatura está atrás de Alice e não mede esforços para tirar quem quer que seja do caminho. Alice conta com a ajuda de Christiaan, namorado dela, e com os amigos do casal. E questões surgem: Quem sobreviverá? Vão conseguir enfrentar esse desafio? Será que o relacionamento entre o casal vai ser abalado? 
"...mas sabíamos que nossa vida sempre seria assim, cheia de desafios e grandes perigos. Isso não nos incomodava; enquanto tivéssemos um ao outro, teríamos a felicidade plena. Além disso, nuvens, sejam elas escuras, ou não, são sempre passageiras..."
O livro tem uma leitura muito bem fluida e rápida. Apesar de falar sobre um assunto que nem sempre gosto de ler: vampiros, conseguiu chamar minha atenção e fazer com que eu tivesse anseio para saber o que ia acontecer ao passar das páginas. Vez ou outra há uma troca do personagem o qual está narrando a história, o que nos permite enxergar mais de um ponto de vista e é bem interessante.

As confusões de sentimentos da personagem são um pouco chatas, acaba sendo um "mimimi, eu gosto dele, mas tem o outro". Entretanto, tal parte não interfere no eixo principal, que envolve a batalha entre a Alice, que foi a escolhida, e o primeiro vampiro do mundo. Outro aspecto, é a interferência de religiosos na história, que foram bem encaixados e apareceram no momento certo.
A autora também utilizada de novas criaturas e novas mesclas de criaturas, para tentar sair do convencional. Por fim, digo que gostei muito das partes de "ação" do livro. As batalhas e situações de risco são intensas e como em uma guerra, nem tudo termina 100% bem. O final conta com um epílogo e gostei do desfecho.
Quem gosta de ficção e história de vampiros vai gostar bastante desta obra. E vale ressaltar que ler o segundo livro não obrigatoriamente exige que você tenha lido o primeiro, a autora tem todo o cuidado para "lembrar" o que aconteceu na obra anterior. A diagramação também está muito bem feita e a editora trabalhou muito bem a capa para ter uma boa relação com o texto.
 
Autora: Monique Lavra nasceu em São Gonçalo, onde passou maior parte de sua vida. Formou-se em Psicologia pela UFRJ.  Começou a escrever ainda na adolescência. A ideia de escrever seu primeiro livro, Guardiões (que já esgotou sua primeira edição), surgiu em 2004, quando a autora leu o livro Drácula de Bram Stocker, mas o livro só foi escrito em 2009. Além do livro Guardiões, a autora possui três contos publicados na Amazon: "Sacrifício", "Desejo Sombrio" e "Aurora". Monique participa do grupo literário Entre Linhas e Letras, com mais sete escritoras nacionais, onde realizam eventos, palestras e oficinas literárias. Para saber mais sobre a autora e a obra: moniquelavra.blogspot.com.br


Serviço
Livro: Guardiões – A Escolhida
Autora: Monique Lavra
Páginas: 230
Data de publicação: 2014
Editora: Igmo Editora
Preço médio: R$ 25

3 comentários:

  1. Gostei bastante da resenha :D E fala sobre vampiros <3
    Abraço
    http://interessantedeler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir