13 de agosto de 2014

Resenha: Fascínio Egípcio - Luciane Vieira Z



O livro Fascínio Egípcio, da autora Luciane Vieira Z, é um romance que se passa no Antigo Egito.

A trama gira em torno de Naia, filha de um sacerdote, e de Zeq, filho do Faraó. Naia só descobre que é filha do sacerdote quando sua mãe está no leito da morte e conta que quando Naia ainda era criança fugiu, pois não aguentava o casamento. Eis que Zeq cruza o seu caminho quando ela tenta buscar alimentos. A partir daí, os dois começam uma relação de amor e ódio.

Naia aparenta ter medo de Zeq, nem ela mesma sabe o porquê, Zeq por sua vez, se apaixona a primeira vista e faz de tudo para conquistar Naia e se casar com ela. A narrativa se dá no conflito do relacionamento dos dois, nos sentimentos confusos, na guerra a qual o Egito se encontra, na disputa pelo poder, no valor da amizade e do amor e também na luta contra os traidores. Será que o casal fica junto? Será que haverá paz no Egito? A disputa pelo poder vai consumir as pessoas? Amor e guerra são relatados ao longo das páginas de Fascínio Egípcio.

"Na casa de campo, Zeq a puxou pela mão até o quarto, segurou-a pela cintura e contemplou seu rosto a luz do luar." 

Primeiramente é importante dizer que o livro conseguiu contextualizar muito bem o período histórico, nos detalhes de maus tratos as mulheres, na poligamia, na crença em vários deuses, na espera de um herdeiro (homem) para ser o futuro Faraó, na precariedade da saúde e também no calor imenso e as chuvas de areia do deserto. O leitor consegue se imaginar na história e fica aflito junto com os personagens, se sente assistindo as batalhas de perto e querendo que o culpado pague pelo que fez.

Destaco a presença relevante de personagens na história, assim como Armais, Roant, Hor, Rui e também Neith, que se torna peça fundamental para estabelecer ou não o relacionamento de Naia e Zeq. A autora soube criar muito bem os personagens e introduzi-los no momento certo.

É possível notar também na obra a diferença social entre os povos do Egito quando o povo de alta casta é descrito e no modo como os criados e os mais pobres são relatados. Além disso, a autora teve todo o cuidado de explicar nos rodapés termos que eram usados somente naquela época, o que não implicou ou dificultou a leitura.

Uma leitura muito gostosa, um romance muito bom de ser lido, com a paixão descrita em cada gesto, em cada sentimento. Sentimentos que por sua vez são confusos e se chocam. Há um bom equilíbrio entre o desenvolvimento das questões pessoais dos personagens e das lutas e conflitos descritos com sangue, tudo vai se encaixando, tendo uma continuidade.

A escrita é bem feita e a narrativa aprofunda também os conhecimentos, afinal, a pesquisa feita pela escritora foi longa, como é descrito na orelha do livro. Por mais clichê que pareça, garanto que esta é uma leitura fascinante que te leva ao Egito e te faz questionar: O que uma pessoa seria capaz de fazer para obter o poder? Passaria dos limites até mesmo com seus familiares? Tal disputa envolve questões políticas, religiosos e decisões individualistas. 


Serviço
Livro: Fascínio Egípcio
Autora: Luciane Vieira Z
Páginas: 348
Data de publicação: 2013
Editora: Modo Editora
Preço médio: R$ 34

8 comentários:

  1. Oii...
    Vi resenhas desse livro e adorei. Quando puder irei comprá-lo.
    Adoro histórias assim que retrata culturas e maus tratos a mulheres, me comove muito.
    Adorei a resenha, foi bem esclarecedora.
    Espero ler em breve.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Vi algumas resenhas desse livro e adorei!
    Já esta na minha lista para ler!

    Bjs
    www.garotadebotas.com

    ResponderExcluir
  3. Esse livro parece conter questões bem interessantes!
    Fiquei cada vez mais curiosa com a leitura de sua resenha.
    Bjs, Lu - http://resenhasdalu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, acredito que vai gostar da leitura.

      Excluir
  4. Dani, amei a resenha. Fico feliz de ter conseguido passar um pouco do modo de vida no Antigo Egito.

    ResponderExcluir