28 de julho de 2014

Opinião: Fim de semana literário



Durante este final de semana eu e o Rodrigo estivemos em dois eventos literários. O Porre Literário, no sábado e em um dos eventos da Semana do Livro Nacional, no Domingo. E como nós adoramos literatura, não é preciso nem dizer que adoramos, né? 



O Porre Literário é um evento organizado pela Karina Andrade que acontece todo fim de mês, cada evento possui um tema diferente, que pode ser vilões, distopia, fantasia e etc. Durante algumas horas o pessoal (fã de livros) se reúne na Livraria Fnac, localizada na Avenida Paulista, em SP, para conversar bastante sobre o tema proposto naquele dia, participar de concurso culturais e também de concurso de cosplays. Além disso, por muitas vezes há convidado(s), como autores ou professores, para aprofundar ainda mais o assunto que está sendo abordado. Ao fim do evento, quase todo mundo sai com livro. E quem não sai, vai embora com a sensação de que acabou de participar de um ótimo evento, conheceu pessoas que, assim como você são fascinadas por livros. Nem mesmo o espaço pequeno atrapalha, pelo contrário, reúne ainda mais e permite que a gente converse e conheça pessoas que compartilham (ou não) da mesma opinião sobre alguns livros. Fiquem ligados no Facebook ou no grupo do Porre Literário para saberem quando será o próximo e para conhecerem um pouco mais.  



Já o evento de Domingo da Semana do Livro Nacional reuniu vários autores na Livraria Martins Fontes, também localizada na Paulista. Na semana passada, expliquei um pouco sobre este evento da SLN, confiram aqui. O pessoal que compôs a mesa, em sua maioria, não estava presente no evento da Livraria da Vila, mas estirem em outros da SLN. Este evento teve uma super-mesa que juntou autores de gêneros diferentes e tornou o bate-papo ainda mais interessante. Cada um apresentou a si e as suas obras. E também tivemos a oportunidade de assistir os book-trailers, o que pareceu nos aproximar ainda mais das obras. E falando em aproximação, este tipo de encontro permite que os escritores, fãs e blogueiros estejam em um mesmo espaço, conversem e compartilhem suas ideias e críticas. Foi interessante ver também pessoas que não conheciam autores nacionais e os livros deles, e que acabaram por se surpreender e saíram do evento com uma baita vontade de ler tais livros. Tão bom ver que a literatura nacional está ganhando um bom espaço, foi possível notar isso também quando a palestrante (que trabalha na edição de livros) nos contou que chegam muitos exemplares nacionais, de vários gêneros e que infelizmente nem todos são publicados. A palestrante também explicou qual o processo de revisão, diagramação e tudo mais para dar o "acabamento" nos livros, e não é uma tarefa fácil. Um excelente evento e bem organizado. E agora ficamos no aguardo, quando terá a próxima SLN?

Vocês que gostam de ler, fiquem atentos para eventos literários perto de vocês, eles são, em sua maioria, muito bons.


6 comentários:

  1. Oi, Daniela & Rodrigo! Poxa! Que legal! Eu também tive um final de semana literário: passei com um livro e meu ededrom [sorrio]. Aqui em minha cidade, é bem fraquinho de eventos literários “º~º” Uma pena! Aproveito e convido para que comente meu CIRCO NONSENSE http://jefhcardoso.blogspot.com Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jeferson, são eventos muito bons! Infelizmente, o Brasil ainda não tem em sua cultura a fomentação desses eventos.

      Excluir
  2. Que bacana isso do Porre Literário, meu sonho participar de alguma coisa assim! :-) É muito legal mesmo.

    Beijos
    Nati

    www.meninadelivro.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza você irá gostar Natália, é bem divertido!

      Excluir
  3. Oi Dani,

    Muito legal a ideia desses eventos. Fiquei curiosa a respeito do Porre Literário, deve ser bem legal o encontro. Gostaria de participar de algo assim, como moro no interior do Paraná é bem difícil encontrar esse tipo de ação por aqui.

    Beijos,

    Pah - Livros & Fuxicos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eventos como esse deveriam se expandir por todo país! :D

      Excluir