21 de julho de 2014

Dica: SLN reúne autores, blogueiros e fãs



Durante este final de semana a equipe do blog BioLivros esteve presente em um dos eventos da Semana do Livro Nacional, em São Paulo (na Alameda Lorena). Para saber mais sobre este evento, clique aqui. Abaixo, contarei um pouco da minha experiência neste encontro.

Em um espaço bem propício, o auditório de uma livraria, escritores, fãs e blogueiros puderam conversar e trocar ideias sobre o gigantesco mundo literário.

Assuntos diversos foram tratados, entre eles o de como o autor escrever um personagem do sexo diferente do seu, o fato de ser necessário haver o conflito nos romances (o que torna a obra mais impactante), a vontade que o autor tem de mudar o livro após ele estar impresso. 

Além disso, um bate-bapo sobre a Amazon esclareceu alguns projetos da distribuidora, que permitem que o escritor publique seu livro de forma independente. E também sobre livros que são pirateados. Dentro deste gênero, surgiu a questão do livro ser traduzido para atingir o público no exterior. Alguns opinaram que o melhor é primeiramente tornar o livro mais conhecido no país e depois buscar um meio de ter leitores lá fora.

Outro aspecto tratado foi o "passo a passo" de um escritor e sua obra. Desde os primeiros rascunhos, a busca por uma editora, os leitores beta, lançamento e divulgação da obra.

Eu pude participar da mesa das blogueiras e surgiram questões bem pertinentes. Questionaram o fato de blogs não publicarem sobre poesia e literatura de periferia e também se há uma preferência de livro digital ou impresso. Nós (blogueiras) também falamos sobre booktour, os escritores que nos incentivaram a ler literatura nacional e a paixão por livros.

Enquanto isso, o outro autor deste blog, Rodrigo, estava atento a tudo o que acontecia e também fotografando o evento para que pudéssemos fazer uma cobertura e expor como este tipo de encontro funciona.

Vale ressaltar, por fim, que a plateia tinha grande participação, sendo convidada a perguntar e também a expor seus pensamentos sobre determinado assunto. A equipe do BioLivros adorou e super recomenda o evento para amantes da literatura, que no final têm chances de ganhar livros nacionais de autores que são bem simpáticos com o público.

E aí, já sabe onde e quando a Semana do Livro Nacional vai acontecer perto de você? Não perca!

2 comentários:

  1. Fiquei muito feliz com a sua participação no evento Danny! E que gostou do que viu. Nós trabalhamos bastante para trazer o melhor conteúdo à vocês! Espero que participe também dos próximos. Agradeço o apoio e por aceitar fazer parte de uma das mesas assim, no susto!
    Um beijão, Mari Scotti

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Mari.
      Com certeza! Eu fica muito grata pelo convite e pela oportunidade. São eventos desses que cultivam a literatura. Parabéns. Beijo.

      Excluir